Quem transitou pela Rua Duque de Caxias na manha desta segunda-feira (19) se deparou com algo inusitado. Policia Militar, Corpo de Bombeiros, núcleo municipal de trânsito e SAMU deram inicio, hoje, a semana Nacional do Trânsito com uma blitz educativa em frente próximo ao Shopping Barrakseh.
 
Os policiais não estavam ali para aplicar multas, e sim, para conscientizar quem passava pela região. A ação teve a participação das crianças do projeto realizado pela PM “Bom de Bola, Bom na Escola.
 
Segundo Sargento Geosmar durante toda a semana haverá palestras em escolas, e mais uma “Blitz educativa” em Anastácio.
 
SNT 2016 - Em reunião, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) definiu o tema da Semana Nacional de Trânsito para o ano de 2016 que será: “Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”.
 
Segundo o Denatran, o tema acompanha a evolução das ações de campanha de educação de trânsito do órgão, e acompanha as ações da “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”. A principal finalidade é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária.
 
Ainda segundo o órgão, o ator do trânsito deve ser tratado como alguém que tem o poder de decidir o seu destino e que é o responsável pelas próprias ações e sofrerá as conseqüências de suas escolhas. Assim, o tema “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”, possibilita realizar ações focadas em todos os integrantes do trânsito (pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e condutores). Cada um é responsável pelas atitudes no dia a dia no trânsito e que cada um pode e faz a diferença!
 
Semana Nacional do Trânsito - Prevista na Lei 9503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito, é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a “valorização da vida” focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.
 
A Semana deve ter uma abrangência nacional e mostrar a mudança de postura do governo frente a este assunto, além de ser um convite à participação de toda a sociedade no esforço para a redução de acidentes.

Fonte: Pedro Neto


Deixe seu comentário