A conscientização para um diagnóstico precoce e a ampla informação sobre os cuidados são as principais ações de enfrentamento ao câncer de mama da Campanha do Outubro Rosa da Secretaria de Estado de Mato Grosso do Sul (SES/MS). Durante o mês de outubro, a SES/MS reforçará a divulgação de informações sobre os cuidados iniciais e tratamento do câncer de mama.
 
De acordo com a gerente de Atenção à Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde, Hilda Guimarães de Freitas, a ampla divulgação de informações sobre o diagnóstico precoce, ainda é um fator determinante para que as mulheres possam buscar o quanto antes o tratamento adequado. “Contamos com diversos fatores que influenciam diretamente no acompanhamento da doença. Mas o primordial ainda é a conscientização pelo diagnóstico precoce para que o tratamento da doença seja realizado na fase inicial da doença. Hoje buscamos esta ampla divulgação e incentivamos para que esta paciente também seja uma divulgadora desta ação, expandindo assim as informações sobre a doença”, afirma Hilda.
 
“Faremos um trabalho em conjunto com a Gerência de Monitoramento da Alimentação, já que se trata de um fator de risco para a doença, onde reforçamos a importância de uma alimentação saudável e o impacto para o tratamento de doenças como o câncer. É um momento de sensibilização e de grande mobilização da sociedade civil. É importante que esta informação ganhe força cada vez mais, para que mais mulheres se conscientizem e façam o diagnostico precoce”, destacou a gerente.
 
O câncer de mama ainda é a doença de maior ocorrência nas mulheres em Mato Grosso do Sul. De acordo com a Secretaria de Saúde a estimativa é de 820 casos novos em Mato Grosso do Sul e 460 casos novos em Campo Grande registrados ainda em 2016. Já a taxa de incidência por 100 mil habitantes é de 85,69 em Campo Grande e 65,23 em Mato Grosso do Sul.
 
Jefferson Gonçalves Gomes da Silva – Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Saúde

Fonte: Governo do SM


Deixe seu comentário