Com o intuito de apresentar alternativas viáveis de melhoria de renda na agricultura familiar, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) promoveu, no município de Coxim, um curso sobre criação de frango caipira.
 
Ministrado pelo zootecnista Yutaka Taniguchi, o curso reuniu 39 agricultores familiares interessados no assunto. Aspectos da criação do frango caipira para corte, calendário de vacinação, principais doenças e legislação sanitária foram alguns dos pontos abordados durante a capacitação.
 
De acordo com o escritório da Agraer de Coxim, a criação de frango caipira se apresenta como alternativa interessante de renda aos pequenos produtores e assentados no município e região. “Para isso é preciso que eles organizem, formalmente, e se fortaleçam para os devidos registros dos produtos e atendimento à legislação pertinente” ressaltou o coordenador municipal João Bosco Teixeira.
 
Durante todo o tempo de curso, Taniguchi frisou a importância dos cuidados sanitários na criação das aves. “O sucesso da iniciativa de criação do frango com vistas ao mercado, sobretudo há que se adequar à legislação sanitária, pertinente, que exige o selo de garantia, bem como os bons tratos zootécnicos no sentido de garantir boas condições de bem estar animal nas instalações apropriadas para tal”, destacou.
 
Atualmente, a Agraer de Coxim acompanha um grupo de produtores através do trabalho do zootecnicista José Guilherme Araújo. Profissional esse que acompanha a preparação de ração alternativa, como modo de redução de custos na produção, além de acompanhar o manejo adequado das aves na criação.
 

Fonte: Aline Lira, da Assessoria de Comunicação da Agraer


Deixe seu comentário