O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu nesta quinta-feira, 15, o Exame de Seleção 2017 para o ingresso de estudantes em cursos técnicos integrados ao ensino médio da instituição. São 1.600 vagas distribuídas nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. As opções de cursos são para técnico em Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.
 
Para participar, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental até a data da matrícula, prevista para janeiro de 2017, e possuir o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Todas as regras da seleção estão disponíveis no edital nº 030/2016, publicado na Central de Seleção do IFMS, no endereço www.ifms.edu.br/centraldeselecao.
 
Inscrições – Deverão ser realizadas exclusivamente pela internet entre os dias 3 de outubro e 7 de novembro. A inscrição será gratuita para estudantes que cursaram ou que estão matriculados no último ano do ensino fundamental em escolas públicas. A isenção deverá ser solicitada até o dia 24 de outubro. O benefício só será concedido aos estudantes que anexarem uma declaração de matrícula emitida pela escola ou histórico escolar no ato de inscrição.
 
Para os demais candidatos, a taxa de R$ 20,00 deverá ser paga nas agências do Banco do Brasil até o dia 8 de novembro. 
 
Ação afirmativa – Metade das vagas ofertadas é reservada a candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas. Este ano, o IFMS adotará a verificação da autodeclaração de negros e pardos. As características fenotípicas de cada candidato serão analisadas por uma comissão de verificação por meio de foto enviada na inscrição.
 
Seleção – A prova será realizada no dia 20 de novembro, nos dez municípios em que o IFMS possui campi.
 
Com duração de 4 horas, a prova será composta por 50 questões de português, matemática e conhecimentos gerais. O conteúdo programático está disponível no item 7 do edital. A previsão é que o resultado final dos aprovados seja publicado no dia 9 de dezembro.
 
Curso integrado – Nesta modalidade, o estudante cursa o ensino médio e a formação técnica de forma articulada. O diploma terá validade nacional e o habilita tanto a ingressar em cursos de nível superior quanto ao exercício profissional. O curso possibilita ao aluno participar de programas de iniciação científica e tecnológica do IFMS, que permitem a realização de pesquisa aplicada sobre temas de interesse do estudante, além de atividades de extensão junto às comunidades dos municípios.
 
Crescimento – Em funcionamento desde 2010, o IFMS é a única instituição pública federal a ofertar educação profissional e tecnológica no Estado. Atualmente, conta com mais de 8 mil estudantes matriculados em cursos de nível médio, superior e pós-graduação. Neste ano, o número de vagas oferecidas é 50% maior do que o ofertado do ano passado. A novidade para 2017 é que o Campus Naviraí passa a oferecer o curso técnico integrado em Agricultura, abrindo um segundo eixo tecnológico de ensino, o de Recursos Naturais.
 
Vagas - No Campus de Aquidauana estão sendo oferecidas 40 vagas para o Curso de Edificações no período vespertino, e também para o Curso de informática sendo 40 vagas no período matutino e 40 no período vespertino.
Em Campo Grande são 80 vagas para o Curso de Eletrotécnica, sendo, 40 no período matutino e mais 40 no matutino, Curso de Informática são 80 vagas, todas no período vespertino, e curso de mecânica são 80 vagas no período matutino e mais 80 vagas no período vespertino.
No Campus de Corumbá os cursos oferecidos são de informática, sendo oferecidas 40 vagas no período matutino, e curso de metalúrgica com mais 40 vagas no período vespertino.
Em Coxim são 80 vagas, período matutino, para o curso Técnico de Alimentos e mais 80 vagas, também período matutino, para o curso de informática.
O Campus de Dourados ira oferecer curso de informática para internet sendo 80 vagas para o período matutino, que podem ocorrer no período vespertino, e mais 80 vagas para o período vespertino, podendo ocorrer aulas no contra-turno.
Em Jardim são oferecidas 60 Vagas para o curso de edificações, com aulas nos dois períodos, e curso de informática, também com 60 vagas e aulas nos dois períodos.
O campus de Naviraí oferece curo de informática para internet com 40 vagas para o período matutino e mais 40 vagas para o vespertino, podendo ocorrer aulas no contra turno, e também curso de Agricultura, send8 80 vagas, 40 para cada período, podendo ocorrer aulas no contra turno.
Para Nova Andradina são oferecidos cursos de Agropecuária, período integral, 80 vagas, e curso de informática, sendo 80 vagas no período vespertino. Em Ponta Porã o curso de Agricultura terá 40 vagas para cada período, e informática também 40 vagas para cada período. E em Três Lagoas o curso de informática será oferecido no período vespertino com 80 vagas, e curso de Eletrotécnica, com 80 vagas período Matutino.
 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do IFMS - Paulo Ricardo Gomes


Deixe seu comentário