Evento acontece em Bonito a partir de quinta-feira (18)
Mato Grosso do Sul recebe na próxima sexta-feira (19) a visita do ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre Moraes, para assinar o Pacto Interestadual de Segurança Pública Integrada. A formalização será realizada em Bonito, onde será realizado o Fórum de Governadores Brasil Central a partir de quinta-feira (18).
 
Além de Moraes, participam da assinatura o secretário nacional de Segurança Pública, Celso Perioli e oito secretários estaduais da pasta, entre eles o sul-mato-grossense José Carlos Barbosa.
 
O pacto vai criar uma integrações de ações e planejamentos entre as forças de segurança dos estados participantes do Fórum, inclusive em operações de inteligência e análise criminal. Participam da ação estados do Centro-Oeste - Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal -, Tocantins, Roraima, Minas Gerais, Maranhão e Bahia.
 
Entre o interesses em comum destes estados, está a intensificação do combate ao roubo de cargas, assalto a bancos e tráfico de armas e de drogas, além da desarticulação de facções criminosas. Antes de ser apresentado aos chefes dos executivos, o acordo será debatido entre os secretários em reunião da Câmara de Segurança, na tarde de quinta.
 
"Por estarmos em região fronteiriça, assumimos com recursos próprios serviços de segurança pública que são de responsabilidade da União”, explica José Carlos Barbosa, ao falar sobre a posição geográfica de Mato Grosso do Sul e as condições criadas por isso.
 
Com 1,5 mil quilômetros de fronteiras, o Mato Grosso do Sul é o estado que mais apreende drogas, sendo que o tráfico é o motivo da condenação de 40% dos 15,6 mil presos no sistema carcerário, o que gera um custo anual de mais de R$ 126 milhões. Esta é a quarta reunião do Fórum de Governadores em 2016, realizada em Goiânia (GO), Cuiabá (MT) e Palmas (TO).

Fonte: Da Redação


Deixe seu comentário