Na sexta-feira (9) o candidato pelo PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) Thiago Roda participou de uma entrevista no programa Cenários da Notícia na rádio Difusora AM 1340, em Aquidauana. Roda foi o último candidato sorteado a participar da rodada de entrevistas com os candidatos a prefeitura do município.
 
O candidato teve 40 minutos reservado, definido durante sorteio realizado no último dia 31, para responder aos questionamentos dos ouvintes e participantes, professores de Geografia de UFMS Paulo Joia e José Leal de Filosofia, relacionadas ao município como saúde, educação, transporte e habitação.
 
Thiago Roda disse durante a entrevista que Aquidauana precisava de uma alternativa para a política atual no município. E que sempre sonhou com a vida pública, dessa forma iniciou sua carreira no meio em 2012 quando se candidatou ao cargo de vereador na cidade. 
 
Agora, como candidato a prefeitura do município, ele acredita que é preciso priorizar em seu programa de governo a educação e questões relacionadas ao setor da saúde. 
 
"A administração na educação tem sido discutida apenas em gabinetes e são politizadas. Queremos a participação popular. Com as escolas de portas abertas para que a população possa nos finais de semana desfrutar de projetos que auxiliem a comunidade. Se for eleito eu pretendo destinar para esse setor, mais do que os 25% que esão definidos por lei. Estão faltando uma boa gstão e queremos investir o máximo que pudermos, mas por enquanto não sabemos qual a situação real da prefeitura".
 
Já as ações que serão adotadas para incentivar a geração de emprego local e o setor economico e industrial, Thiago Roda explica que a prioride é fortalecer a agricultura familiar e dessa forma fortalecer todo o pequeno comércilo do município. 
 
Atualmente, segundo o candidato, falta transparência e prioridade na gestão municipal. "A prioridade que temos quanto a gestão púlbica municipal é enxugar a máquina na área de cargos comissionados. Atualmente existem 177 cargos nesse setor e não vemos essas pessoas trabalhando por Aquidauana. Além disso, é preciso se realizar uma auditoria da dívida pública, fiscalizar as obras que estão paralisadas e procurarmos saber onde está o nosso dinheiro". 
 
O candidato pelo PSOL ainda afirma que na atual gestão a Câmara não possui uma sessão voltada para a população. "As portas não estão abertas para que os moradores participem das sessões. E nós queremos realizar uma mudança nessa parte, abrindo o local para que todos possam participar de forma democrática". 
 
Saúde - Entre as propostas apresentadas por Roda está a reestruturação do setor. Segundo ele não há estrutura para atender a população e os médicos não estão dando conta de realizar os atendimentos pela falta de estrutura.
 
"Há demora para realizar e entregar exames e os prédios estão sucateados. Além disso, somos contra a transferência da administração do hospital regional para o Estado. Porque acreditamos que a terceirização do serviço público é o caminho para a corrupção, e o trabalhador acaba sofrendo com isso"
 
Planejamento Urbano e Turismo - Sobre a questão do planejamento urbano de Aquidauana, Roda afirma que deseja debater com a população sobre as questões referentes ao setor pois, segundo ele, quer que seu governo seja de planejamento e mobilidade urbana, situação que atualmente não existe no município. 
 
"Vamos fazer a revisão do plano diretor junto com a população. Queremos reestruturar o serviço de taxista e mototaxista, além de implantar um sistema de transporte público. Além disso, queremos fazer uma parceria com o comércio local para realizar adaptações nos comércios locais para nos tornarmos referência em acessibilidade".
 
Já o setor turístico da cidade, o candidato explica que é preciso investir nesse setor pois especialistas afirmam que a cidade possui potencial para desenvolver nessa área. "Aquidauana tem tanto potencial quanto Bonito. Mensalmente mil pessoas realizam trilha nos morros do município".
 
Rodada de entrevistas - Para essa semana, o programa Cenários da Notícia realiza entrevistas com os candidatos a prefeitura de Anastácio. A ordem das entrevistas foi definida em sorteio realizado pela Rádio Difusora. Dia 12, entrevista com o candidato Laércio Valério (PDT), dia 14 Nildo Alves (PSDB), dia 15 Coronel Mazuy (PSC), dia 16 Adão Salemaq (PV).
 
Já no dia 21, será realizado um debate com os candidatos a prefeitura de Aquidauana no anfiteatro do Campus da UFMS em Aquidauna, a partir das 9 horas e com transmissão ao vivo pela rádio Difusora.

Fonte: Da Redação


Deixe seu comentário