Durante essa semana os candidatos a prefeitura de Aquidauana responderão, durante o programa Cenários da Notícia da rádio Difusora AM 1340, questões relacionadas ao município como saúde, educação, transporte e habitação.
 
Durante o sorteio realizado na última quarta-feira (31) o primeiro entrevistado foi o ex-vereador Raimundo Pinheiro que disputa uma vaga pelo partido PSC (Partido Social Cristão).
 
Cada candidato teve 40 minutos reservado, definido durante sorteio, para responder aos questionamentos dos ouvintes e participantes, professores de Geografia de UFMS Paulo Joia e José Leal de Filosofia, dentro do estúdio.
 
Pinheiro afirmou em entrevista realizada na manhã desta segunda-feira (5), que entre suas propostas de trabalho estão o incentivo e estruturação do setor educacional no município.
"Vamos manter em um primeiro momento, a destinação de 25% das verbas para a estruturação do setor educacional em Aquidauana. Além disso, temos um projeto de realizar parcerias com as instituições de ensino superior como UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) e UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), queremos fortalecer a profissionalização dos professores. Pois dessa forma ampliamos a educação no município e as nossas crianças serão ensinadas por professores mais capacitados". 
 
Essa preocupação se dá ao fato, segundo Pinheiro, de não haver espaço para que os alunos possam estagiar. Os alunos, tanto das aldeias, assentamentos e da cidade, se formam na região mas optam por trabalhar e estagiar fora. 
 
Outro setor que receberá a atenção do candidato é o da indústria e geração de empregos. Para Pinheiro, Aquidauana está sem rumo e um dos objetivos é industrializar a cidade.
"Aquidauana necessita de industrialização. Ela não gera emprego e nem renda para o município e além disso, não temos nenhuma empresa que gere pelo menos 40 empregos. Vamos oferecer incentivo fiscal para que empresários do ramo industrial venham para a cidade e nos ajude a gerar emprego na região". 
 
Já em relação aos projetos voltados ao Meio Ambiente, o candidato afirma que já possui um plano de governo para realizar a coleta de lixo reciclável. "Já entramos em contato com alguns empresários de fora da cidade para realizar a implantação desse projeto, uma indústria de reciclagem. Ele não só atenderá a cidade como as aldeias e distritos da região". 
 
Pinheiro afirma que a intenção de seu governo é fazer a cidade se desenvolver através de parcerias com instituições de ensino. "Aquidauana está sem união política e abandanoada pelos recursos estaduais e federais. Vamos buscar recursos para cidade, pois está faltando interesse político e administradtivo". 
 
No setor do transporte público existe a intenção de implantação da frota de coletivos para atender a cidade, distritos e aldeias da região. Além da renovação da frota de transporte escolar, que segundo o candidato, está estragada e fazendo com que os alunos retornem para suas casas durante a madrugada, pois habitualmente os veículos param na estrada por falta de manutenção. 
 
Sobre o sistema público de saúde, os projetos são para investimentos em compra de ambulâncias para atender os moradores da cidade e aldeias. O esporte terá o incentivo, segundo o candidato, para a realização de campeonatos amadores nas aldeias e bairros da cidade. Além de promover uma reforma no estádio local que está abandonado há muito tempo. 
 
Biografia - Raimundo Firmino Pinheiro é aposentado, casado, nascido e criado em Camisão, distrito de Aquidauana. Já foi Delegado e Juiz de Paz nomeado e teve passagem como professor do Estado e do Município no Distrito de Camisão. Além disso, ele foi por 24 anos vereador de Aquidauana. 
 
Durante as eleições em 2012, Pinheiro foi candidato a prefeito pela mesma sigla e obteve 4.465 votos ficando em 3º lugar nas disputas.
 
Sorteio das entrevistas - Na manhã da última quarta-feira (31) foi realizado na sede da Rádio Difusora de Aquidauana, um sorteio para definir a ordem de entrevistas com os candidatos a prefeitura de Aquidauana.
 
Cada entrevistado tem 40 minutos para responder aos questionamentos, tantos dos convidados quanto dos ouvintes. As entrevistas serão realizadas a prtir das 7:30 durante o programa Cenários da Notícia.
 
Para o primeiro dia ficou definido que o candidato pelo PSC (Partido Social Cristão) Raimundo Pinheiro participaria do quadro de entrevistas. Na quarta-feira (7) será a vez de Odilon Ribeiro (PSDB) e no dia 9, uma sexta-feira o candidato entrevistado é Thiago Roda (PSOL). 
 
De acordo com o representante do PSOL, Euclides Casanova. "A imprensa é um meio importante para que a população tenha a sua formação da opinião popular. É importante também essa participação dos candidatos para que possam divulgar o seu plano de governo, para que o eleitor tenha essa noção na hora de votar".  
 
Rinaldo Trindade, do PSC afirma que apesar do período menor para realizar a campanha neste ano, os candidatos estão satisfeitos com a abertura da imprensa local para a realização dos debates e entrevistas. "Estamos à disposição da imprensa para esclarecer a população. Além disso temos a oportunidade de responder os questionamentos que a população tiver".
 
Já a representante do PSDB Neiva Brum explicou a importância de se realizar as entrevistas na imprensa local. "A campanha em 2016 é diferenciada, pois teremos 30 dias de campanha e essa abertura da imprensa para divulgarmos nossos projetos é de extrema importância".

Fonte: Da Redação


Deixe seu comentário