“Os Despropósitos da Poesia: Criança e Infância com Manoel de Barros”. Este é o nome do projeto desenvolvido pela professora Janaína Maia e que visa resgatar o interesse pela leitura entre alunos de escolas públicas de Aquidauana. O objetivo principal é promover “o desenvolvimento da infância em 236 crianças, por meio das obras do poeta Manoel de Barros”. 
 
De acordo com a autora do projeto, textos, músicas e poesias são usados para proporcionar à criança oportunidade para que a mesma desenvolva gosto pela leitura e tenha, também, acesso gratuito à cultura e arte, possibilitando maior conhecimento das tradições literárias de Mato Grosso do Sul. Além disso, os estudantes também participam de brincadeiras e são alfabetizados através das obras de um dos ícones de nossa literatura.
 
“É um Projeto de Extensão, mais precisamente a Universidade vai a Escola e tem especial relação entre ensino e pesquisa, dado a importante medida em que se articulam cultura e educação, conduzindo e proporcionando transformações no processo ensino e aprendizagem, colaborando para o enriquecimento e vivência da formação da criança em desenvolvimento acreditando no homem adulto, pois a infância é direito da criança e dessa forma, o projeto é a possibilidade de essas crianças viverem uma infância por meio das poesias de Manoel de Barros”, diz a professora em seu projeto.
 
A diretora do Caic de Aquidauana, Sheila Gonçalves Mendes de Oliveira, elogia a iniciativa da professora Janaína, pois segundo ela, traz de volta às crianças o gosto pela leitura, principalmente entre estudantes do primeiro ao quinto ano. “As crianças se interessam mais por poesia graças ao projeto. Até porque existe uma sala decorada que traz ambiente lúdico e que proporciona momentos de descobertas a elas, que ficam encantadas e estimuladas. Além disso, também traz os pais para participarem mais da vida dos filhos nas escolas”, disse.

Fonte: Da Redação


Deixe seu comentário