O governo estadual publicou no Diário Oficial o decreto
Interessados em trabalhar no Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul poderão se inscrever para atuarem como voluntários da corporação. Nesta quinta-feira (22), o governo estadual publicou no Diário Oficial o decreto que institui o serviço e apresenta algumas regras para quem quiser participar.
 
Poderão participar pessoas que apresentem certidão negativa de antecedentes criminais, tenham boa saúde, possuam aptidão física e que devem ser aprovados em entrevistas. O voluntariado terá duração de um ano, podendo ser prorrogado por iguais e sucessivos períodos.
 
No trabalho, o selecionado para prestar o serviço poderá apoiar às atividades de prevenção e combate a incêndios; auxiliar atividades de busca e salvamento de bens e pessoas; apoiar atendimento pré-hospitalar; auxiliar atividades de resgate veicular; apoiar outras atividades emergenciais e de auxílio; apoiar a central de operações, entre outras.
 
Quem se tornar voluntário deve seguir uma série de regras. Não deve praticar atos privativos de membros do Corpo de Bombeiros; utilizar o uniforme definido para o serviço voluntário quando não estiver no pleno exercício das atividades voluntárias desenvolvidos pela corporação. Não poderá receber, a qualquer título, remuneração pelo serviço voluntário.
 
O voluntário deve guardar sigilo sobre assuntos relativos ao Corpo de Bombeiros, atuar com presteza nos trabalhos para os quais for designado e usar uniforme padronizado a ser estabelecido pela instituição.
 
O decreto ainda esclarece que os detalhes das inscrições ainda serão publicados, por meio de uma portaria. O documento publicado hoje pode ser conferido aqui.

Fonte: Mayara Bueno - Campo Grande News


Deixe seu comentário