No dia 22/08, os professores indígenas de Miranda, juntamente com seus parceiros  vivenciaram um momento histórico: Lançamento do Material Didático Kalivono: Kalihunoe ike vo’um, resultado de um projeto desenvolvido nas escolas indígenas de Miranda no ano de 2015.
 
O Projeto Kalivôno Kalihúnoe Ike Vó'um teve foco na formação continuada de professores indígenas e na produção de material didático bilíngüe, intercultural e interdisciplinar para Educação Infantil Indígena do Município de Miranda/MS, valorizando o uso da língua e dos conhecimentos tradicionais na escola, e contribuindo assim para a manutenção do patrimônio imaterial do povo terena.
 
Ele foi desenvolvido no ano de 2015 pelo Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural (IPEDI), com o patrocínio da Brazil Foundation, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Miranda/MS.
 
Além disso, o projeto contou com apoio da Secretaria Municipal de Assuntos Indígenas e das escolas municipais indígenas – Pólo Pilad Rebuá, Pólo Presidente João Figueiredo e Pólo Nicolau Horta Barbosa.
 
O lançamento do livro representa a materialização de um sonho. Sonho tão aguardado se tornando uma realidade concreta, palpável, para ser folheada nas escolas indígenas de Miranda/MS; um sonho de quem acredita que a Educação pode transformar vidas, despertando novos sonhos naqueles que, sendo aprendizes na educação infantil, irão descobrir nesses livros o mundo do conhecimento.
 
Mais do que um projeto merecidamente reconhecido e amplamente premiado, Kalivôno Educação Infantil é um empreendimento que marca a história do município, pois preserva a memória e a cultura do povo terena, bem como projeta novos horizontes interculturais, desde o início da jornada escolar.
 
Ficam os parabéns a coordenadora geral de projeto Denise Silva, a coordenadora de formação de professores Walquiria Angélica Santos Bitonti, a coordenadora intercultural e interdisciplinar na educação infantil Maísa Antonio, aos responsáveis pela revisão em língua terena Celinho Belizário e Eliseu Lindolfo, também pela revisão em língua portuguesa Joseilda de Oliveira e Silva Victorio e Willie Macedo de Almeida, à responsável gestão e no projeto gráfico Paula Renata Cameschi de Souza e a todos os professores que atuam na Educação Infantil da área indígena que são autores dos conteúdos dispostos no livro, que investiram seu tempo, compartilharam seus conhecimentos e dedicaram suas habilidades para que o material ficasse pronto. Esse livro é a materialização de muitos sonhos e de muito trabalho, feito por muitas mãos.
 

Fonte: da Redação


Deixe seu comentário