Coordenador médico do SAU da CCR MSVia, Dr. Stephen Reverdito
A cidade de Curitiba (PR) irá sediar entre os dias 19 e 23 de outubro o Desafio Mundial de Resgate (WRC), que contará com a participação de mais de 1 mil profissionais de todo mundo. 
 
A CCR MSVia estará presente no evento, representada pelo coordenador do Serviço de Atendimento ao Usuário – SAU, Dr. Stephen Reverdito, que fará parte de uma das equipes de Mato Grosso do Sul que irá competir no evento, que conta ainda com a participação de socorristas do Corpo de Bombeiros Militar de MS e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU.
 
Reverdito integrou a dupla que ficou em 5º lugar na categoria 'Trauma' e a equipe 6ª colocada na categoria 'Resgate Veicular' durante o Desafio Nacional de Resgate, realizado em julho e que serviu como seletiva para as equipes que iriam representar o Brasil na competição que acontece a partir da próxima quarta (19).
 
Segundo o médico da CCR MSVia, a competição será realizada em equipes constituídas por seis membros: um líder, um socorrista ou paramédico, dois técnicos operadores e dois apoiadores operacionais, que serão avaliados em cenários diferentes.
 
"Serão três situações distintas: manobra complexa de 30 minutos, manobra padrão de 20 minutos e manobra rápida de 10 minutos. Esses procedimentos serão avaliados por um conjunto de juízes internacionais com experiência na área de resgate que analisam vários itens a serem considerados na pontuação das equipes", explica o coordenador.
 
Conforme o médico, as experiências adquiridas no Desafio Nacional serviram de base para implantação e dissipação dos novos métodos entre as equipes dos órgãos de resgate em Campo Grande. Agora, a nível mundial, a expectativa é ainda maior. 
 
"Desde que voltamos da primeira competição estamos constantemente realizando capacitações para os profissionais que atuam com resgate, ao mesmo tempo em que aplicamos esses conhecimentos no trabalho diário, o que acaba aperfeiçoando cada vez mais a prática e, consequentemente, aprimorando o atendimento às vítimas de acidentes", afirma.
 
O evento - O Desafio Mundial de Resgate (WRC) é considerado o maior evento internacional realizado em ambiente simulado. O WRC acontece anualmente e reúne profissionais que atuam em resgate, salvamento e atendimento pré-hospitalar interessados em aperfeiçoar suas técnicas e participar do intercâmbio de experiências com equipes de diversos estados do país e equipes internacionais. 
 
O evento objetiva despertar para ações que reduzam os acidentes de trânsito e suas sequelas, fortalecer a discussão do tema junto à comunidade, aperfeiçoar profissionais e promover o intercâmbio de saberes.

Fonte: Da Redação - Com informações assessoria


Deixe seu comentário