O 5º Grupamento de Bombeiros Militar de Três Lagoas realizou na manhã da última quarta-feira (30), com a prontidão de serviço do dia, um Teste Operacional Padrão (TOP) em ambiente confinado.
 
O treinamento foi realizado em uma das válvulas principais da empresa MSGÁS, que possui um ambiente confinado de aproximadamente 6 metros de profundidade, onde  foi simulado o resgate de uma vítima.
 
Inicialmente, foi usado um detector de gases para aferir o índice de oxigênio do ambiente e saber qual equipamento usar para a descida. Os bombeiros militares montaram, então, um sistema de resgate vertical, onde foi usado um tripé e equipamentos de salvamento e realizaram a descida rápida de um bombeiro até a vítima que foi retirada do ambiente confinado.
 
Primeiramente, foi realizado o treinamento com poucos recursos, meios de fortuna e alguns improvisos, para demonstrar a possibilidade de execução da missão na falta ou defeito de algum equipamento.
 
Por fim, foi montado um sistema mais prático, com uso de equipamentos mais modernos, possibilitando maior rapidez e segurança nos procedimentos e técnicas aplicados.

Fonte: Noticias MS


Deixe seu comentário