No dia 19 de setembro, a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) aprovou a proposta de Mestrado Acadêmico em Geografia para o Campus de Aquidauana da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). A notícia foi confirmada esta semana pela professora doutora Eva Teixeira dos Santos, coordenadora do curso.
 
De acordo com a coordenadora do Curso, o cenário das transformações socioambientais vivenciadas atualmente no Cerrado e no Pantanal enfatiza a necessidade do espaço geográfico ser compreendido na ótica científica a partir da sua produção e das relações estratégicas estabelecidas, o que justifica a criação da área de concentração denominada Análise Socioambiental dos Domínios Cerrado e Pantanal. 
 
Desta forma, estão atreladas à área de concentração duas linhas de pesquisa. A linha de pesquisa Dinâmica Natural e Análise Socioambiental tem a finalidade de analisar, diagnosticar e prognosticar as condições e o uso dos recursos naturais pela sociedade. A linha de pesquisa Espaço, Ensino e Representação é voltada à formação de profissionais docentes e pesquisadores com foco no estudo do espaço e suas representações, considerando o perfil profissional do curso de graduação do Campus (licenciatura e bacharelado).
 
Serão ofertadas 10 vagas, sendo que o início das atividades do Curso está previsto para o primeiro semestre de 2014. A aprovação é uma conquista importante para o Campus, oriunda do trabalho e dedicação dos docentes do curso, composto por oito doutores.
 
Assim, o curso de Mestrado em Geografia oportunizará a continuidade dos estudos aos acadêmicos e profissionais da Geografia e áreas afins. Em Aquidauana, o curso de graduação em Geografia foi criado em 1983 e, atualmente, oferece as modalidades de Licenciatura e Bacharelado.

Fonte: redação


Deixe seu comentário