Prefeito visita obra da nova unidade educacional.
Em Anastácio, avança a construção de mais uma unidade de educação infantil Pró-infância. O Prefeito Douglas Figueiredo em visita ao canteiro de obra, na tarde desta segunda-feira (21), frisou que “foi uma luta conseguir manter a obra em andamento, pois vários foram os cortes orçamentários feitos pelo Governo Federal”.
 
Esse Centro de Educação Infantil (CEI) está sendo construído no padrão de arquitetura convencional, a exemplo, do Centro de Educação Infantil Professora Ednai Paim Aguilera, na Vila Maior.
 
O novo CEI fica localizado na Rua Bahia, Vila Planalto, aos fundos do Fórum de Anastácio e terá capacidade para atender mais de 300 crianças, inclusive com berçário. Essa obra é um dos maiores investimentos em infraestrutura educacional, estão sendo investidos pouco mais de R$ 1,9 milhão, recursos conquistado pelo prefeito Douglas Figueiredo junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
 
A atual Administração Municipal enfrentou duas grandes dificuldades para manter a obra. Várias foram as viagens à Brasília para que o prefeito Douglas diretamente no MEC buscasse apoio para que o projeto não fosse atingido pelos cortes do Governo Federal.
 
Além disso, em julho de 2015, com aprovação do MEC, a Prefeitura precisou em caráter de urgência abrir nova licitação dessa obra, já que a empresa Casa Alta, a vencedora da primeira licitação passou mais de 12 meses, após vencer a licitação, sem dar início a obra. Após licitarem novamente, a nova construtora responsável pela obra é a empresa Gomes & Azevedo Ltda.
 
Esse novo CEI terá uma grande estrutura composta por blocos distintos, que serão interligados por circulação coberta. Na área externa há espaço reservado para o playground, jardins e horta. Na parte interna haverá 11 salas de aula, hall, salas do departamento administrativo, sala de reuniões, fraldário, salas de atividades, sala de amamentação, sanitários infantis,  lactário, copa, lavanderia, rouparia, vestiários (masculino e feminino) e cozinha.
 
“Esta obra vem ao encontro da necessidade da população, sobretudo, das mães que precisam deixar seus filhos na escola para trabalharem. Esse novo CEI terá toda a estrutura necessária para garantir um atendimento educacional de qualidade. Todo o prédio possuirá acessibilidade, além de se localizar em uma região privilegiada da cidade. Precisei ser insistente em Brasília, pois o Governo Federal paralisou vários projetos de infraestrutura educacional e quase perdemos esse recurso nos cortes orçamentários”, contou o prefeito.
 
A secretária municipal de Educação, Tânia Mara dos Santos Lima, que também acompanhou a visita do prefeito ao canteiro de obra, explicou que o investimento ao final será superior a R$ 2 milhões, pois além da construção, o Município precisará adquirir todo o mobiliário e equipamentos. “Com o recurso da obra garantido, nossa busca agora é pelo recurso para mobiliar e equipar o novo CEI”, contou.

Fonte: Assessoria


Deixe seu comentário